Archive | Maio 2024

Inscrições Abertas para a Escola de Verão do GT de Jovens Investigadores da Sopcom

A 5ª edição da Escola de Verão do Grupo de Trabalho de Jovens Investigadores da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação terá lugar nos dias 16 e 17 de julho de 2024, no Instituto de Ciências Sociais, na Universidade do Minho e subordina-se ao tema “Desmistificar a Ciência: Da Produção à Publicação”.

Pretende-se que esta seja uma oportunidade para promover a formação de quem inicia a carreira de investigação em Ciências da Comunicação, procurando-se criar um espaço de encontro e diálogo entre jovens investigadores, bem como incentivar a partilha e a formação com investigadores séniores.

Alternando entre abordagens reflexivas e práticas, os participantes são convidados a desmistificar a ciência com mais de uma dezena de especialistas, explorando ferramentas conceptuais, metodológicas e técnicas.

Em modalidade presencial, nos dias 16 e 17, este será um espaço de construção e aprendizagem em torno das distintas etapas da produção científica até à publicação, bem como de envolvimento intergeracional e interdisciplinar.

Amadeo Souza-Cardoso, A clear house, 1916

Na semana que antecede o evento, de 8 a 12 de julho, os participantes podem contar com mentorias online sobre os seus projetos em curso.

O evento é organizado pelo Grupo de Trabalho de Jovens Investigadores da Sopcom e conta com o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) como instituição de acolhimento e a Zet Gallery como entidade parceira do programa cultural que acontecerá no dia 16 de julho, às 18h00.

No último dia, haverá uma discussão em grupo em que se pretende que os participantes apliquem e consolidem os conhecimentos adquiridos nos dois dias de Escola através de uma dinâmica de brainstorming.

As inscrições já estão abertas e toda a informação pode ser encontrada no site do evento.

Dionísio na Universidade e o sentido de comunidade num mundo às avessas

Terminam amanhã, 10 de maio, as “Monumentais Festas do Enterro da Gata ’24”. Este tipo de rituais estudantis inspiraram-me dois textos: “Dionísio na Universidade: a praxe como rito de passagem” (UMboletim, 1997); e “O sentido de comunidade num mundo às avessas: o imaginário grotesco nas tradições académicas de Braga” (FORUM, 2001). Há, portanto, mais de duas décadas que ando às voltas com o “mundo às avessas” (cf. “A benção escatológica num mundo às avessas – os serviços da tarde na festa de São João de Sobrado”, 2024).

Seguem, em pdf, os artigos “Dionísio na Universidade: a praxe como rito de passagem” (UMboletim, 45. 7 Abril 1997, pág. 1-2); e “O sentido de comunidade num mundo às avessas: o imaginário grotesco nas tradições académicas de Braga” (FORUM 30, Jul-Dez 2001. Pág. 77-91).

A benção escatológica num mundo às avessas – os serviços da tarde na festa de São João de Sobrado

São João de Sobrado. A festa da Bugiada e Mouriscada é uma obra coletiva, lançado em meados de março de 2024, da autoria de Rita Ribeiro, Manuel Pinto, Albertino Gonçalves, Alberto Fernandes, Luís Cunha e Luís António Santos. Resulta de um projeto coordenado pela Rita Ribeiro. Aborda a festa que ocorre no dia 24 de junho, de manhã cedo até ser noite, na vila de Sobrado, do concelho de Valongo. Uma iniciativa e um espetáculo assombrosos que este livro pretende ilustrar, a começar pela quantidade e qualidade das fotografias.

Cumpriu-me o prazer duplo da escrita e, sobretudo, da observação dos “serviços da tarde”, uma componente autónoma da festa com raízes seculares. Segue o texto resultante, acompanhado por um excerto com as páginas iniciais do livro (capa, ficha técnica, índice e nota introdutória).