“Abensonhar”
“Abensonhar” é um verbo criado por Mia Couto no livro Estórias Abensonhadas (1994), cujos contos “falam desse território onde nos vamos refazendo e vamos molhando de esperança o rosto da chuva, água abensonhada”. Creio que estes dois anúncios latino-americanos, com balas transformadas em canetas (e votos) e um campeonato de pesca de plástico, foram, a seu tempo (2016 e 2022), abensonhados. O Presidente da República de Colômbia, Juan Manuel Santos, presente no primeiro anúncio, foi distinguido com o Nobel da Paz em 2016.
Michelangelo e a Pietà Vaticana
O blogue Margens arrefeceu. Não obstante, continuo a pagá-lo. Ou o congelo ou lhe dou nova vida. Vou passar a utilizá-lo como uma espécie de oficina.

Hoje, 25 de setembro de 2025, inaugurou a disciplina “Sociologia da Arte e do Imaginário” na Academia Sénior de Braga. As primeiras aulas vão ser dedicadas às imagens da Piedade, sobretudo esculturas, e da Virgem da Humildade, sobretudo pinturas, ambas dos séculos XIV e XV.
Imagem: Michelangelo, Pietà, Vaticano, 1499
Para eventual consulta, retive dois documentários que podem suscitar algum interesse e agrado: o primeiro, da autoria do Prof. Raúl Castro, versa sobre a Pietà Vaticana, em português; o segundo, da autoria da jornalista e escritora Raquel de la Morena, sobre a vida e obras do Michelangelo, em espanhol.

Comentários Recentes